08 março 2008

3 dicas para driblar a crise dos textos longos

Acho que posso dizer que a blogosfera está em crise. Nós blogueiros sofremos principalmente com os plagiadores e com os "caloteiros" de comentários no famigerado jogo da comunidade Blogger Brasil. Volta e meia surge um tópico na comunidade de alguém revoltado com os pilantrões de plantão. Com razão. Eu mesmo já fiz minha bravata particular, mas parei a tempo quando percebi que bravatas não solucionam as coisas. Reclamar por reclamar não resolve nada.
P
O pesadelo do leitor é o pesadelo do blogueiro
Por isso, nesse meu primeiro post no blog da comunidade eu vou abordar um dos problemas que aflige quase todos os blogueiros sérios: a rejeição que os textos longos sofrem. Tem coisa mais irritante que receber aquele comentáriozinho fingido do tipo "concordo"? Fica na cara que a pessoa nem leu o texto, só porque ele é um pouco grande. Para começar, texto longo é uma coisa subjetiva. Um post pode ter 20 linhas em um layout que tenha uma coluna de texto larga, mas pode ter incasavéis 40 linhas em um layout que tenha uma coluna de texto estreita demais. Portanto, tenham como dica número 1, escolher um layout que tenha a coluna de texto razoavelmente grande (eu diria entre 540 e 640 pixels de largura). Ajuda bastante a passar a impressão de que o texto não é tao grande.
P
Acontece mais do que se imagina...
Outro agravante na rejeição dos textões é o fato de ele serem, em geral, lisos. O que quero dizer é que são texto e pronto. Apenas letrinhas em um fundo preto ou branco. Não é segredo que ler no PC é cansativo (sem contar que faz um mal terrível aos olhos), e esperar que o leitor tenha 100% de atenção na sua mega-crônica de 12 parágrafos em letras mínimas e que se confundem na passagem de uma linha para a outra é pedir um pouco demais. A dica número 2 é inserir imagens relacionadas ao texto (isso dá uma quebra no cansaço da leitura de textos extensos e areja a visão) e usar bem a barra de formatação do blogger. Pode-se usar o negrito ou sublinhado para destacar certas coisas e gerar a sensação de localização no leitor. Com o mesmo propósito, pode-se usar dos links como elemento estético para dar uma vida ao seu post.
P
Isso sim é que é campanha não é Zanfa?
Agora sim, o fator que eu considero o mais significativo. A estilística do post. Não querendo julgar os blogueiros (eu deixo isso para o meu blog pessoal =p ), é fato que ninguém quer ler um texto que não entende. Muitas pessoas constroem verdadeiras encíclicas, muitas vezes maravilhosas, mas também muitas vezes introspectivas ao extremo, ou carregadas de termos específicos de uma área que o grande público desconhece. Portanto, a dica número 3 é pensar no público quando for construir o texto. Pondere se você quer que todo mundo aprecie seu blog, ou se quer direcioná-lo para um nicho específico. Não faça com que as pessoas precisem de um dicionário para absorver seu texto (ou então só divulguem para seus iguais), senão para elas o seu texto vai aparecer assim.
P
Obviamente essas dicas não são regras rígidas. Sigo esses passos (e mais uns outros) e, vez ou outra, um texto meu é mal aceito. E o contrário também acontece. Muita gente que não faz nada disso tem seus textos muitíssimo bem conceituados. O importante é se esforçar para fazer um blog bacana, com textos bem construídos e um visual agradável, sempre pensando no leitor para não amargarmos comentários do tipo "blog legal" e "adorei esse texto".
P
Só não posso dar uma dica do tipo "seja um excelente escritor" porque isso também é subjetivo, e assunto para outro post talvez...
P
P

12 Comentar agora!:

Pedro Dal Bó disse...

O que muitas vezes acontece também é o texto não prender o leitor... Se isso acontece não importa o tamanho, ele não o lerá.

Mas concordo com as 3 dicas, e ainda mais com a idéia de o tamanho da letra não ser muito pequena ajuda.
________________________
Histórias para Ler

Victor_Blogger Brasil ® - Blog disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Victor_Blogger Brasil ® - Blog disse...

Cara muito boa sua postagem.Ficou bem enfático no texto que você usou as todas três dicas :), bem interessante...Eu que odeio ler textos grandes tb consegui ler tudo.

Anônimo disse...

Apesar de não participar das brincadeira do comente no blog acima. Acho muito oportuna tua postagem. Seguirei alguns conselhos.
Parabéns, tens muito a oferecer ao blog.

Climão Tahiti disse...

Ainda assim continuarei com textos longos... =p

Faltou a dica 4: coloque parágrafos com espaços vazios entre uma linha e outra.

Tem muito blog que não só escreve muito como faz blocos de texto sem nenhuma pausa. O resultado é que não leio tudo.

Até entendo escrever muito, mas não aceito não saber escrever muito.

Fábio Melo disse...

Bem lembrado Dragus =P

Unknown disse...

concordo...kkk

no meu blog ja nao falo muito,soh o necessario para fazer um comentario.tbm to a pouco tempo com meu blog,ants nem sabia q existia isso,mas to gostando.
aproveita e da uma conferida http://www.meunomenaoehjhony.blogspot.com
um abraço e ja eh...

Unknown disse...

Pior do que um texto que precise de dicionário, é aquele texto que diz um monte de coisa e não diz nada e vc reler várias vezes pra ver se entende pra ter o que comentar, mas não entende.
Aí tem que comentar: "Legal seu blog."

Abraços!

Anônimo disse...

Suas dicas são realmente válidas. As pessoas ainda julgam o texto pela quantidade de linhas...



Obrigada pelo comentário em meu blog. E visite-me mais vezes


Tenho certeza que muitos blogueiros deveriam ler essas suas dicas



http://recantodeyeda.blogspot.com/

MatheusS disse...

Essas dicas são regras básicas para manter o nível no Blog de qualquer pessoa. Sinceramente não gosto de textos longos, acho que um blogueiro deve saber contar a sua história ou expor suas idéias de forma mais objetiva. Um dia desse li um texto enorme, adoreeei, mas é difícil dominar a arte de cativar audiência com grandes textos. Bom, eu procuro fazer o melhor no meu..

Abraços!!

http://matheustape.blogspot.com/

Rodrigo Azevedo disse...

Opa! Como faço para saber o número de visitar no meu BLOG?

Por favor, mandar a resposta para o e-mail: mktpequeno@hotmail.com

Grato,
Rodrigo Azevedo

Anônimo disse...

eu mesmo escrevo pouquíssimo no meu blog - geralmente deixo uma introdução e um link para o resto do texto - pouquissimas pessoas realmente leem na net. Eu leio de tudo .