04 fevereiro 2008

Parâmetros?

Depois de certo tempo inserido na blogosfera, é de se esperar que o blogueiro adquira maturidade no que faz. Trata-se de um fenômeno tão comum quanto o próprio existir: a aquisição de experiência.

Com o passar do tempo, o indivíduo passa a enxergar com mais crítica o trabalho dos companheiros. Ele começa a notar os detalhes que antes passavam despercebidos, ou que, para ele, não eram de importância. Os defeitos do blog alheio começam a ficar mais nítidos, óbvios e as qualidades passam a ser mais facilmente ressaltadas. Nesse aperfeiçoamento do senso crítico, uns amadurecem mais rapidamente que outros; é fato. Partirei agora para outra discussão, mas a atual ficará guardada e será devidamente resgatada na hora certa.

Dando aquelas velhas passeadas por diversos blogs, comecei a me deparar com um fato, o qual não sei se chamo de intrigante ou lamentável: a distribuição a torto e a direito (para não dizer isenta de parâmetros) de selos de reconhecimento. E faço questão de registrar que a idéia de discorrer sobre esse assunto não é repentina, datando de um bom tempo, o qual serviu para uma análise mais profunda da situação.

Pois bem, trazendo de volta a questão da maturidade blogueira, lanço mão do que já foi registrado aqui sobre esse assunto para mostrar que não há normas que definam o repasse dos referidos selos. Certas pessoas devem fazê-lo por amizade e não por levar em conta os méritos do agraciado. Por que isso? Aí está a arte dos retardatários no processo blogovolutivo. Eles não se dão o trabalho sequer de saber por que eles receberam o prêmio, não seguem uma sequência lógica de motivos para repassá-lo e não têm conhecimento da diversidade de bons blogs que existem por aí. Eis a tríade da incompetência, que se perpetua.

Nesses passeios que fiz, não foram encontrados somente dois ou três blogs que, segundo minha opinião, não mereciam estampar as honrarias, mas sim um pouco mais que uma dezena. Pode parecer pouco frente ao incontável número de blogs existentes, que aumenta a cada dia, porém, relativamente aos números de minha "pesquisa", isso representa cerca de 40% do total de selos distribuídos. Estatísticas são estatícas! E essa é uma taxa de incompetência muito alta para o nível de importância e comunicabilidade a que o mundo blogueiro chegou hoje.

Com isso, muito do que é realmente interessante é deixado à margem desse processo de reconhecimento (pelo quê, mesmo?). Posso citar alguns ótimos trabalhos que ficam de fora, ao menos por esses meios: o Capinaremos, o Pensamentos Equivocados, e o Infinito Público. Aos seus autores só resta esperar um selo desses cair nas mãos certas.

Torçamos pra que isso aconteça logo.

1 Comentar agora!:

Fernando Serra disse...

Opa!
Interessante esse seu ponto de vista...
Eu estou na blogosfera desde 2002, e d� pra notar que o que voc� ressaltou neste texto � muito comum hoje em dia.
Atualmente estou editando meu 5� blog, j� passei por v�rios outros sistemas e esse � o que eu mais gostei...
Tanto que estou nele desde 2006...
O blospot � mais maduro e bem atualizado, sem contar que pelo menos, 65% dos blogs que eu leio aqui tem um conteudo util!
Parab�ns pelo post!
Abra�os!