25 janeiro 2008

"Comente no blog Acima": manual para inaptos.


Lembrando que um dos tópicos mais postados e, senão, um dos mais postados da comunidade, pensei em fazer uma espécie de guia para o dono de blog de primeira viagem (e ter blog e ser blogueiro é uma coisa completamente diferente no entendimento de quem já faz parte do meio há algum tempo) que for participar evitar de levar alguns desaforos tanto de quem joga quanto de quem modera.

Primeiro deve-se entender o jogo em si. Apesar do jogo se chamar "Comente no Blog Acima", não significa que você tenha que comentar sobre o blog na comunidade e pronto.

De forma alguma.

Regras:
O jogo consiste em uma troca teoricamente sadia de comentários entre freqüentadores de opinião visando tanto a transmissão da informação de seu blog quanto a obtenção do que um blogueiro mais gosta: reconhecimento. E geralmente no início reconhecimento e comentários andam juntos (apesar de existirem valores mais consistentes, mas é outro assunto).

Logo, quando você diz que comentou no blog acima, você se compromete a comentar, logo, deixar de comentar é burlar as regras do jogo, e além de ser xingado, ofendido e taxado de caloteiro ainda corre o risco de sofrer sanções pela moderação.


"Mas existe punição por isso?"

Sim, existe, mas como tudo no Brasil acabou que esqueceram desse detalhe e ninguém mais utiliza um recurso disponibilizado pela própria moderação, que é a possibilidade de denunciar eventuais caloteiros aos moderadores para que esse usuário seja notificado e punido se for o caso.

Ou seja, ao invés de ofender ou choramingar no tópico, muitas vezes interferindo nos outros jogadores/usuários, é mais interessante, prudente e sensato enviar um recado a um dos moderadores e pedir que punam o meliante, bastando para isso apenas enviar 4 itens básicos:
1- Link de onde ocorreu o calote (copia o endereço de onde está o calote dentro do tópico);
(Não é obrigação dos moderadores encontrarem uma postagem em mais de 29015 quando escrevi o artigo)
2- Link do blog que sofreu o calote, para os moderadores conferirem;
(facilita que verifiquem o horário)
3- Perfil de quem deu o calote;
(para o scrap)
4- Paciência com os moderadores, eles vivem fora da comunidade (não vivem para ela e muito menos para impacientes) e atenderão seu pedido mesmo que demore um pouco.
(se ofender com certeza não será atendido e o veneno se voltará contra o feiticeiro).
5-

A denúncia deve ser feita direto aos moderadores, e eles avaliarão caso a caso, e julgando procedente irão comunicar o usuário e no caso de insistência em dar calote, podem até mesmo expulsá-lo da comunidade junto com tudo que postou, conforme pode ser lido aqui:


Obviamente e até certo ponto infelizmente "comentar" não quer dizer "ler", pois no jogo da comunidade a proposta não é essa, significa apenas que você tem que comentar, se quiser colocar um "blog legal", coloque, pois comentou. Não há a obrigatoriedade na Blogger Brasil de existir conteúdo no comentário, apenas o comentário puro e simples.

Há essa "obrigação" apenas se consideramos o bom senso, onde você teoricamente deveria se esforçar em ler algo. Entretanto, da mesma forma que julga um comentário pela quantidade de caracteres ou pelo teor da postagem, será julgado pelo vazio de suas palavras.

Logo, se quiser comentar um "belo blog" e ser considerado o "idiota" do dia, faça com a certeza que dependendo do seu nível de educação quando fizer seu comentário vazio, o blog ofendido pode muito bem responder a altura, e dependendo de seu taco será motivo de chacota entre os blogueiros.

Por enquanto é só.

12 Comentar agora!:

Admin disse...

Ótimo texto Dragus!
Nota 10!
Se todos fizesem assim não tinha problemas...

Frank Cunha disse...

Gostei do texto Dragus,
isso acontece com muitos...
Mais o que importa é se divertir na comunidade e nos blogs alheios.
Gostei do visual deste aqui criado pelo Paulo.

Depois visite ai brother:
http://polvoloko.blogspot.com/

Caio Rudá de Oliveira disse...

Tudo que poderia ser dito sobre o assunto está no texto do Dragus. É uma pena que esse belo texto não representa nada àqueles que insistem em dar calote no jogo. Se mesmo a possibilidade de serem expulsos da comunidade não adianta como medida coercitivo, que pode fazer um texto? Bem, o texto pode ser uma balde de água fria no caráter dos sujeitos. Mas isso é o de menos, afinal a cara-de-pau é companheira dessa gente. Faz errado, é condenada por isso, e mesmo assim, o gosto da desonestidade os faz repetirem o ato.

Feänor disse...

É triste que alguns façam isso...

Mas tenho percebido algo que às vezes acontece.

Às vezes, a pessoa posta antes de escrever que comentou na comunidade, e até lá, o tópico já "andou" e você acaba colocando que comentou, mas não no acima (deu pra entender...? espero que sim, ficou meio confuso...)

Outra coisa que às vezes acontece é que você posta que vai comentar e outra pessoa faz isso ao mesmo tempo, ficando o post dela na frente. Só que você, que não esperava por isso, fecha imediatamente o orkut e corre lá no link já salvo na área de transferências pra comentar... Daí, fica o dono de um blog com 2 comments, e um cara sem nenhum.

Sugiro que todo mundo poste primeiro no orkut que vai comentar, dê refresh, olhe a posição do seu post na comu e aí sim parta para comentar. Hoje em dia faço isso e evita confusões e algum mal entendido (a maioria já faz isso, mas to dizendo porque eu antes não fazia, e acho que já fiz umas 2 injustiças culposas por conta da minha burrice... E outros talvez não façam ainda)

Obs.: Ó eu na foto ali embaixo! rs

Anônimo disse...

khalil careca

Anônimo disse...

Joao Studart 13118 vereador

Anônimo disse...

Conta gratuita para rapidshare e megaupload
http://www.freepremiumaccounts.com/?r=356409

Anônimo disse...

Gostei do seu blog achei legal

visite
www.opiadeiro.com muito bom tambem tem um bate-papo para conhecer novas pessoas

Anônimo disse...

http://www.AWSurveys.com/HomeMain.cfm?RefID=zenneth666

Anônimo disse...

Não tem nada mais chato e a moderação só funciona dentro do Orkut, quando tem um mundo maior fora dele. Para isso criei a polícia da Blogosfera, é só provar qual foi a infração e eu verifico tudo.

Ainda divulgo o blog e com certeza será de conhecimento de todos.

Abraços, parabéns pelo post.

Aninha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Amarração forte:
Escreva na sola do pé esquerdo o nome da pessoa amada. Aperte o pé no chão forte dizendo 3x: “Debaixo do meu pé esquerdo te prendo (fulano), te amarro (fulano) e te mantenho (fulano) pelo poder das 13 Almas Benditas. Que assim seja. Que você venha me procurar em 24 horas dizendo que me ama e quer ficar comigo pra sempre.
Enquanto você não vier, não irá comer, não irá dormir, e nem irá ter vontade de outra mulher a não ser eu. Assim seja, é e será (Publicar 4x e não contar o sonho a ninguém) N. C. P.